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A importância da consciência na aprendizagem da leitura e da escrita

A importância da consciência fonológica na aprendizagem da leitura e escrita 

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A importância da consciência na aprendizagem da leitura e da escrita

A importância da consciência fonológica na aprendizagem da leitura e escrita 

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 5  minutos leitura  |   13 de Novembro, 2022
  •  
  • Terapia da fala

Ao contrário do que muitas vezes pensamos, o desenvolvimento das bases para a aquisição da leitura e escrita não têm início com a entrada da criança no primeiro ciclo básico. À entrada no primeiro ciclo existem algumas competências que a criança já deverá ter desenvolvidas de forma a conseguir aprender a ler e a escrever plenamente. Como uma casa, primeiro precisamos de construir as paredes para conseguirmos fazer o telhado, pelo que, no desenvolvimento da criança é também necessário ter determinadas competências para conseguir aprender novas capacidades mais complexas. Uma das mais importantes bases para uma boa aprendizagem das competências de leitura e escrita é a consciência fonológica.

O que é a consciência fonológica?

A consciência fonológica é o que nos permite conhecer e manipular os sons da nossa Língua, por exemplo: dividir uma frase em palavras; dividir as palavras em sílabas; reconhecer os sons presentes em cada palavra, assim como; identificar o som inicial da mesma e até conseguir distinguir sons em palavras muito semelhantes (por exemplo: os pares mínimos ´bata` e ´pata`). A consciência fonológica não é a única base para a aprendizagem da leitura e escrita, mas é sem dúvida uma das competências fundamentais para dar início à aquisição destas novas capacidades.

Aos 2 meses uma criança com o desenvolvimento normal já sabe quais são os sons da sua Língua materna e os que não são, sendo capaz de identificar uma Língua estrangeira da sua Língua materna.
Até aos 5 anos a criança já deve ser capaz de fazer jogos de rimas, dividir as palavras em sílabas, assim como dividir frases em palavras. 
Aos 6 anos, já deverá conseguir manipular os sons e identificar sons semelhantes em palavras. É então nesta fase que as suas capacidades estão desenvolvidas para começar a aprendizagem da leitura e escrita.

Perturbação dos Sons da Fala

Quando este desenvolvimento normativo não ocorre como esperado, começam a aparecer as primeiras dificuldades na aquisição da leitura e escrita no primeiro ano de escolaridade. Alguns exemplos de queixas frequentes são: “O meu filho a escrever confunde sempre o /f/ pelo /v/”, “Ele fala muito bem, mas lê por sílabas e dá muitos erros a escrever”, “Esta criança já sabe as letras todas, mas quando junto o P mais o A não sabe que tem de ler PA.”. Este tipo de características poderão apontar para uma Perturbação dos Sons da Fala com prejuízo na consciência fonológica, que muitas vezes está associada a outras problemáticas. 

SINAIS DE ALERTA

  • Não conseguem identificar rimas;
  • Não conseguem dividir palavras em sílabas, mesmo que sejam de estruturas simples, p. ex: ´pato` e ´batata`;
  • Confundem palavras que têm sons semelhantes, p. ex: ´faca` e ´vaca`;
  • Apresentam dificuldades na associação do fonema ao grafema durante o 1º ano do ensino básico;
  • Conseguem dizer todos os sons da língua de forma isolada, mas enganam-se muitas vezes em algumas palavras e acaba por os trocar;

A Perturbação dos Sons da Fala de base fonológica poderá ser descrita como a dificuldade em identificar, manipular e omitir fonemas das palavras, assim como de discriminar os mesmos. Este tipo de perturbação apresenta alterações no armazenamento e na representação da informação fonológica no léxico mental, assim como alterações do acesso ou de recuperação cognitiva da informação

De uma forma bastante simplificada, na Perturbação Fonológica, é como se os sons estivessem desorganizados na cabeça, onde cada um tem o seu lugar, mas no meio de tantos outros sons, alguns perdem-se e vão parar ao local errado.

Torna-se então necessário reorganizá-los para depois aparecerem corretamente enquanto lemos, escrevemos e falamos.

É claro que para a aquisição da leitura e escrita existem ainda outras competências necessárias, nomeadamente:

  • O domínio linguístico (lexical, morfossintático e memória de trabalho);
  • A literacia emergente (compreender as funções da leitura e escrita, assim como a sua presença no quotidiano);
  • A motivação para ler (a relação dos educadores com a leitura e escrita, servindo como modelo e as oportunidades para aprender).

Não existem crianças menos capazes ou preguiçosas, existem crianças com problemas de aprendizagem sendo necessário identificá-las atempadamente. Deste modo, se o seu filho tem dificuldade na leitura e escrita deverá fazer uma avaliação em Terapia da Fala, de modo a identificar se está presente uma Perturbação dos Sons da Fala de base fonológica.

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Joana Santos

Terapeuta da fala

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Cláudia Cecília

Clínica de Avaliação e Intervenção, na população infantil e juvenil, nas valências de Terapia Ocupacional e Integração Sensorial, Terapia da Fala e Psicologia.

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