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Bateria de avaliação neuropsicológica de Coimbra (BANC)

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Bateria de avaliação neuropsicológica de Coimbra (BANC)

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 5  minutos leitura  |   31 de Março, 2022
  •  
  • Psicologia

É do conhecimento geral que o desenvolvimento global das crianças ocorre a diferentes ritmos, cada criança investe em diferentes áreas consoante as suas capacidades, as áreas de interesse e a estimulação recebida. Para além disso, cada criança tem os seus traços de personalidade e caraterísticas individuais, daí que seja de evitar estabelecer comparações entre crianças amigas ou familiares.

Existem ainda os filhos únicos, alguns até sem primos de idade próxima, o que pode levar os pais a estabelecer um termo de comparação ainda mais perigoso, uma comparação com um “ideal de criança” descrito na vasta literatura.

Pais e professores devem ser sensíveis a sinais de alerta que notoriamente causam um impacto negativo direto nas atividades sociais e académicas/ocupacionais. Sinais esses que sugerem a pertinência duma avaliação neuropsicológica.

SINAIS DE ALERTA: IMPULSIVIDADE E DESATENÇÃO
  • Está frequentemente «em movimento», agindo como se estivesse «ligado a um motor».
  • Agita ou bate com as mãos e os pés ou remexe-se quando está sentado.
  • Levanta-se em situações em que se espera que esteja sentado.
  • Corre ou salta em situações em que é inadequado fazê-lo.
  • Tem dificuldades em esperar pela sua vez.
  • É facilmente distraído por estímulos alheios tendo dificuldade em manter a atenção no desempenho de tarefas escolares ou atividades lúdicas. 
  • Não segue as instruções e não termina os trabalhos escolares. 
  • Evita envolver-se em tarefas que impliquem um esforço mental mantido. 
  • Parece não ouvir quando se lhe falam diretamente. 
  • Perde objetos necessários para tarefas ou atividades. 
SINAIS DE ALERTA: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICAS
  • Não acompanha canções infantis, lenga-lengas, atividades de rimas e de segmentação silábica das palavras.
  • Sem aquisição de conceitos espácio-temporais (depois/antes;manhã/tarde/noite; ontem/hoje/amanhã…).
  • Dificuldade em memorizar as letras (mesmo as do seu nome), números, dias da semana.
  • Dificuldade em colocar números e letras em sequência.
  • Problemas para recordar datas, nomes e números de telefone.
  • Lentidão na aprendizagem dos mecanismos de leitura e escrita (reconhecimento das letras, ditongos…). 
  • Leitura e escrita com a presença constante de erros (substituições, omissões…).
  • Fraca compreensão da informação escrita.

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA 

Em Psicologia dispomos de valiosos instrumentos de avaliação com fiabilidade e validade comprovadas entre os quais se destaca a Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC).


Esta bateria, que pode ser aplicada dos 5 aos 15 anos de idade, é composta por 15 testes neuropsicológicos que permitem avaliar funções neurocognitivas essenciais às aprendizagens e ao funcionamento do quotidiano: orientação, memória, linguagem, atenção e funções executivas, motricidade e lateralidade.

Para além de permitir obter três importantes resultados compósitos através das pontuações de diferentes testes:

Índice Global de Linguagem
Índice Global de Memória
Índice Global de Atenção/Funções Executivas

Os resultados obtidos numa avaliação que inclua esta baeria permitem identificar e caracterizar o efeito cognitivo de patologias neurológicas, perturbações do (neuro)desenvolvimento e outras condições clínicas e educativas. A aplicação da Banc, na sua totalidade ou de determinados testes selecionados para determinado despiste, é geralmente integrada num protocolo de avaliação que deverá incluir outras técnicas de avaliação como entrevistas, escalas de inteligência, questionários respondidos por pais e professores.

Existem vários estudos de validade com a análise dos resultados obtidos por diversos grupos especiais:

  • perturbações do desenvolvimento;
  • dificuldades de aprendizagem;
  • problemas neurológicos;
  • perturbações do comportamento;
  • sobredotação;
  • risco social.    

É portanto bastante vantajoso o acesso a este instrumento de avaliação para uma avaliação completa, que fundamente diagnósticos e oriente intervenções mais eficazes, evitando a desmotivação escolar da criança, perturbações de ansiedade, problemas de auto estima e de comportamento. 

Referências Bibliográficas

American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Washington, DC: Author.

Simões, M.R., Albuquerque, C.P., Pinho, M.S., Vilar, M., Pereira, M., Lopes, A.F., Santos, M.J., Alberto, I., Lopes, C., Martins, C., Moura, O. (2016). Manual Técnico Banc – Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra. Lisboa, Editora Hogrefe, Lda. 

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Marta Patrão

Psicóloga

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Cláudia Cecília

Clínica de Avaliação e Intervenção, na população infantil e juvenil, nas valências de Terapia Ocupacional e Integração Sensorial, Terapia da Fala e Psicologia.

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