É do conhecimento geral que o desenvolvimento global das crianças ocorre a diferentes ritmos, cada criança investe em diferentes áreas consoante as suas capacidades, as áreas de interesse e a estimulação recebida. Para além disso, cada criança tem os seus traços de personalidade e caraterísticas individuais, daí que seja de evitar estabelecer comparações entre crianças amigas ou familiares.
Existem ainda os filhos únicos, alguns até sem primos de idade próxima, o que pode levar os pais a estabelecer um termo de comparação ainda mais perigoso, uma comparação com um “ideal de criança” descrito na vasta literatura.
Pais e professores devem ser sensíveis a sinais de alerta que notoriamente causam um impacto negativo direto nas atividades sociais e académicas/ocupacionais. Sinais esses que sugerem a pertinência duma avaliação neuropsicológica.
SINAIS DE ALERTA: IMPULSIVIDADE E DESATENÇÃO
- Está frequentemente «em movimento», agindo como se estivesse «ligado a um motor».
- Agita ou bate com as mãos e os pés ou remexe-se quando está sentado.
- Levanta-se em situações em que se espera que esteja sentado.
- Corre ou salta em situações em que é inadequado fazê-lo.
- Tem dificuldades em esperar pela sua vez.
- É facilmente distraído por estímulos alheios tendo dificuldade em manter a atenção no desempenho de tarefas escolares ou atividades lúdicas.
- Não segue as instruções e não termina os trabalhos escolares.
- Evita envolver-se em tarefas que impliquem um esforço mental mantido.
- Parece não ouvir quando se lhe falam diretamente.
- Perde objetos necessários para tarefas ou atividades.
SINAIS DE ALERTA: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICAS
- Não acompanha canções infantis, lenga-lengas, atividades de rimas e de segmentação silábica das palavras.
- Sem aquisição de conceitos espácio-temporais (depois/antes;manhã/tarde/noite; ontem/hoje/amanhã…).
- Dificuldade em memorizar as letras (mesmo as do seu nome), números, dias da semana.
- Dificuldade em colocar números e letras em sequência.
- Problemas para recordar datas, nomes e números de telefone.
- Lentidão na aprendizagem dos mecanismos de leitura e escrita (reconhecimento das letras, ditongos…).
- Leitura e escrita com a presença constante de erros (substituições, omissões…).
- Fraca compreensão da informação escrita.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
Em Psicologia dispomos de valiosos instrumentos de avaliação com fiabilidade e validade comprovadas entre os quais se destaca a Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC).
Para além de permitir obter três importantes resultados compósitos através das pontuações de diferentes testes:
Índice Global de Linguagem
Índice Global de Memória
Índice Global de Atenção/Funções Executivas
Os resultados obtidos numa avaliação que inclua esta baeria permitem identificar e caracterizar o efeito cognitivo de patologias neurológicas, perturbações do (neuro)desenvolvimento e outras condições clínicas e educativas. A aplicação da Banc, na sua totalidade ou de determinados testes selecionados para determinado despiste, é geralmente integrada num protocolo de avaliação que deverá incluir outras técnicas de avaliação como entrevistas, escalas de inteligência, questionários respondidos por pais e professores.
Existem vários estudos de validade com a análise dos resultados obtidos por diversos grupos especiais:
- perturbações do desenvolvimento;
- dificuldades de aprendizagem;
- problemas neurológicos;
- perturbações do comportamento;
- sobredotação;
- risco social.
É portanto bastante vantajoso o acesso a este instrumento de avaliação para uma avaliação completa, que fundamente diagnósticos e oriente intervenções mais eficazes, evitando a desmotivação escolar da criança, perturbações de ansiedade, problemas de auto estima e de comportamento.
Referências Bibliográficas
American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). Washington, DC: Author.
Simões, M.R., Albuquerque, C.P., Pinho, M.S., Vilar, M., Pereira, M., Lopes, A.F., Santos, M.J., Alberto, I., Lopes, C., Martins, C., Moura, O. (2016). Manual Técnico Banc – Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra. Lisboa, Editora Hogrefe, Lda.