Artigos

Integração Sensorial Psicologia Terapia da fala Terapia Ocupacional
Hábitos orais

HÁBITOS ORAIS NA INFÂNCIA: da presença à consequência.

Hábitos orais na infância consiste num padrão repetitivo de comportamento que envolve a cavidade oral, com ação realizada pela musculatura intra e peri-oral, estando diretamente relacionado com as funções do sistema estomatognático (sucção, respiração, deglutição, mastigação e fala). É um ato neuromuscular de natureza complexa, caracterizando-se por ser um estímulo aprendido que se torna inconsciente. … Ler mais

O Sistema Propriocetivo no desenvolvimento infantil

O Sistema Propriocetivo no desenvolvimento infantil

Os sistemas sensoriais permitem a deteção e perceção das informações sensoriais do ambiente interno e externo, enviando-as posteriormente para o cérebro, onde são processadas e interpretadas. Além dos 5 sistemas sensoriais mais conhecidos: auditivo, visual, olfativo, tátil e gustativo, existem também os sistemas propriocetivo, vestibular e interocetivo. A informação sensorial chega ao cérebro da criança … Ler mais

Autorregulação

AUTORREGULAÇÃO: qual a relação com as sensações?

A autorregulação é a capacidade do sistema nervoso central para atingir, manter e alterar o nível de arousal (ou nível de alerta) de um modo apropriado à situação ou atividade, e desenvolve-se a partir da nossa habilidade de equilibrar (regular ou modular) o input sensorial do ambiente.  Um estado de alerta ótimo permite prestar atenção … Ler mais

Autismo no feminino

Autismo no feminino

Hoje em dia, cada vez mais se fala da Perturbação do Espetro do Autismo (PEA), face à intensidade da sintomatologia e à complexidade que acarreta nas suas várias dimensões, mas também pela sua genialidade singular. Também é muito comum associar-se o diagnóstico de PEA ao género masculino. Na verdade, de acordo com as estimativas mais … Ler mais

Mutismo seletivo. O Olhar que fala por si

Mutismo seletivo. O Olhar que fala por si

Comecemos pela história da Joana (nome fictício). A Joana é uma menina de 5 anos. Em casa é expressiva, sorridente, observadora e enérgica. Adora correr, andar de baloiço e vestir as roupas da sua irmã mais velha. Vive num mundo cor de rosa só seu, onde os unicórnios ganham vida e se expressam a cantar, … Ler mais

Bateria de avaliação neuropsicológica de Coimbra (BANC)

Bateria de avaliação neuropsicológica de Coimbra (BANC)

É do conhecimento geral que o desenvolvimento global das crianças ocorre a diferentes ritmos, cada criança investe em diferentes áreas consoante as suas capacidades, as áreas de interesse e a estimulação recebida. Para além disso, cada criança tem os seus traços de personalidade e caraterísticas individuais, daí que seja de evitar estabelecer comparações entre crianças … Ler mais

Atraso na linguagem, o novo normal?

Atraso na linguagem, o novo normal?

Os relatos sobre as dificuldades no ensino, principalmente, com o uso das máscaras, têm sido crescentes. O próprio adulto, que viveu vários anos sem barreiras visuais à comunicação, sente, hoje, dificuldades em compreender o que é dito e até “tira a máscara para ouvir melhor”. Parece estranho, mas a verdade é que tendemos a realizar … Ler mais

Começar cedo, Começar bem. A importância de intervir precocemente.

Começar cedo, Começar bem. A importância de intervir precocemente.

Assim que nasce um bebé e se desenvolve uma criança, cria-se ou recria-se uma família que se alimenta de sonhos, expectativas, ajustes, desajustes e reformulações. Quando, no entanto, parecem existir sinais perturbadores do desenvolvimento de um filho, que se revelam logo ao nascimento ou num período posterior, gera-se, no seio familiar, um carrossel de inseguranças, … Ler mais

Avaliação global do desenvolvimento infantil

Avaliação global do desenvolvimento infantil

A maioria das crianças segue um padrão de desenvolvimento, atingindo etapas numa sequência semelhante. Mas, pode acontecer que essas etapas ou estádios de desenvolvimento não sejam atingidos, ou sejam alcançados tardiamente, devido a um atraso de desenvolvimento global ou apenas de algumas áreas (competências cognitivas, linguagem, motricidade e desenvolvimento emocional/social). Apesar de cada criança se … Ler mais