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Cláudia Cecília Saúde Pediátrica Meditação Psicologia Clínica

A meditação como recurso terapêutico na Psicologia Clínica

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Cláudia Cecília Saúde Pediátrica Meditação Psicologia Clínica

A meditação como recurso terapêutico na Psicologia Clínica

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 2  minutos leitura  |   26 de Outubro, 2020
  •  
  • Psicologia

Meditação – O que é?

Podemos definir a meditação como uma prática que envolve um conjunto de técnicas específicas, cientificamente comprovadas, que permitem o treino da mente, em busca da diminuição do pensamento repetitivo, reorganização cognitiva, focalização da atenção e desenvolvimento da capacidade de autocontrolo.

A meditação está intimamente ligada à saúde mental e desta forma é utilizada na prática psicológica, com o intuito de promover a diminuição do sofrimento emocional, aumentando os afetos positivos e a resiliência do sujeito, em prol do seu bem-estar físico e emocional.

Meditação – Mindfulness e os seus benefícios

Um dos tipos de meditação mais eficazes no processo terapêutico, denomina-se mindfulness e apresenta dois componentes essenciais: a auto-regulação da atenção e a atitude de abertura e aceitação do momento presente.

O Mindfulness é uma capacidade inata, explorada e aprofundada, através de uma prática regular. Através desta meditação, o indivíduo aprende a estar totalmente presente, no aqui e agora. A presença relaciona-se com a capacidade de atenção, aos pontos mais importantes de cada momento vivenciado. Cultivar a atenção e a consciência plena é tão importante, como desenvolver comportamentos pró-sociais como a compaixão, a bondade e a empatia.

A nossa mente está constantemente a deambular por memórias e pensamentos, que advém, muitas vezes, de situações de ansiedade, stress e infelicidade. Estes pensamentos desencadeiam emoções negativas, com demasiado poder para se conseguir travar. A meditação ensina o indivíduo a reconhecer tais pensamentos perturbadores como memórias e não uma realidade presente, deixando-os evaporar progressivamente. Meditar cria uma maior clareza mental, permitindo observar o positivo, com a consciência plena e um coração aberto.

Ser mindful torna o indivíduo mais paciente e compreensivo, liberto de sentimentos de ansiedade e tristeza, capaz de lidar de forma assertiva com os problemas do quotidiano.

São muitos os benefícios da prática de mindfulness, em diversas condições de saúde. Na redução do stress, ansiedade, depressão; aumento da estabilidade emocional, desenvolvimento de afetos positivos, melhoria do humor, aumento da criatividade, dos níveis de atenção, concentração e memória, entre outros.

A meditação poderá ser uma ferramenta essencial na intervenção psicológica, nomeadamente em situações de depressão, ansiedade, medos, baixa autoestima e défice atencional, uma vez que fortalece o sistema imunitário e conduz ao aumento da estabilidade física e emocional. Assim, a meditação é importante em todas as faixas etárias, podendo ser implementada a partir dos 5 anos de idade.

Nesta prática, o indivíduo deve prestar atenção plena à sua respiração, uma vez que esta é a âncora que o liga ao momento presente. Ao observar o movimento da respiração no seu corpo, torna-se mais consciente do seu mundo interior. Este é o primeiro passo no processo de aprender a meditar. Assim, é importante aprender a respirar de forma equilibrada, através da respiração diafragmática.

Depois de aprender a focar na respiração, o indivíduo é transportado para uma viagem de tranquilidade e paz, através de técnicas de visualização, imaginando paisagens, locais pacíficos, cores, animais, pessoas importantes. É criada uma história, em que o indivíduo é a personagem principal e com ela aprende a relaxar o corpo e a mente. Existem outros passos essenciais nesta prática, tais como observar os pensamentos, compreender as emoções, escutar o corpo e ser gentil.

A meditação mindfulness requer um comprometimento e um esforço do indivíduo. Para que se verifiquem mudanças emocionais, é importante que a prática seja regular e consciente.

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Filipa Teiga

Psicóloga

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Cláudia Cecília

Unidade de Saúde Pediátrica de Avaliação e Intervenção, na população infantil e juvenil, nas valências de Terapia Ocupacional e Integração Sensorial, Terapia da Fala e Psicologia.

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