Terapia da Fala
Para uma comunicação mais plena e uma melhor relação com os outros.
A Terapia da Fala atua na prevenção, avaliação, diagnóstico e intervenção de dificuldades ao nível da comunicação, linguagem, fala, motricidade orofacial, alimentação e deglutição.
No âmbito da Pediatria, assumem particular relevância as preocupações com o atraso ou dificuldades ao nível da fala que, através de um conjunto de estratégias partilhadas com a família, podem ser solucionadas, quando detetadas precocemente.
Compete ao terapeuta da fala compreender estas dificuldades que, muitas vezes, não se reservam apenas ao nível da articulação de sons, mas têm por base problemáticas ao nível da comunicação e/ou da linguagem.
A atuação do terapeuta da fala na infância engloba também as perturbações da voz e da fluência (gaguez) e poderá ainda atuar igualmente no âmbito da consciência fonológica, competência basilar para a aprendizagem académica, e ao nível de dificuldades da leitura e da escrita.
A avaliação e intervenção em Terapia da Fala não pressupõe um diagnóstico clínico, abrange idades muito precoces e, de acordo com o perfil da criança e suas especificidades, podem ser utilizados testes estandardizados para avaliação de competências específicas.
Áreas de intervenção:
- Comunicação (Perturbação do Espetro do Autismo, Síndrome de Down, Deficiência Auditiva).
- Linguagem oral (Atraso do Desenvolvimento da Linguagem, Perturbações Específicas da Linguagem, Perturbações da Linguagem).
- Linguagem escrita (Perturbações da Leitura e da Escrita – Dislexia, Disortografia; dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita).
- Articulação (Dispraxia Verbal, Perturbações dos Sons da Fala tais como sigmatismo).
- Fluência (Gaguez adquirida na infância).
- Voz (Disfonia por nódulos ou pólipos vocais).
- Alimentação e Deglutição (Mastigação unilateral, deglutição com interposição lingual).
- Motricidade Orofacial (Respiração oral, alterações estruturais e funcionais ao nível da musculatura facial e intraoral – lábios, língua e bochechas).