- Áreas de especialização:
- Disfunção de integração sensorial.
- Perturbação do Espectro do Autismo (PEA).
- Dificuldades de aprendizagem.
- Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA).
- Atenção e agitação psicomotora.
- Atraso Global do Desenvolvimento.
- Dificuldades na motricidade fina e/ou global.
- Dificuldades na grafomotricidade e escrita (Disgrafia).
- Dificuldades nas competências visuo-percetivas.
- Dificuldades nas atividades da vida diária (alimentação, vestir/despir, higiene pessoal).
- Transtorno de alimentação.
- Dificuldades no planeamento motor (dispraxia).
- Alterações comportamentais.
- Dificuldades no brincar.
- Dificuldades de interação e participação social.
- Alterações genéticas (Trissomia 21, Monossomia 18, síndrome de Wolf-Hirschhorn, entre outros).
-
Formação
académica -
Formação
complementar
- Pós-graduação em Integração Sensorial - Cespu e 7Senses.
- Pós-graduação em Neuroeducação - Instituto Português de Psicologia.
- Licenciatura em Terapia Ocupacional - Escola Superior de Saúde do Porto.
- III Jornadas de Integração Sensorial - ESSA (Escola Superior de Saúde de Alcoitão)
- DIR® 310: Using the Functional Emotional Assessment Scale (FEAS) to assess a child's functional emotional capacities - ICDL (International Council on Development and Learning, Inc.)
- DIR® 201: Promoting Basic Functional Emotional Development - ICDL (International Council on Development and Learning, Inc.)
- Integración Sensorial para niños con autismo: enfoque basado en evidencia (Data Driven Decision Making - DDDM) - TOIS Centro de Terapia Ocupacional Infantil (Roseann Schaaf)
- Transdisciplinary Play-Based Assessment 2 (TPBA-2) Training - North Carolina Early Learning Network (Toni Linder)
- Juego y Neurociencia. El poder del Juego - TOIS Centro de Terapia Ocupacional Infantil (Judit Abelenda)
- Play in Ayres Sensory Integration Intervention - TOIS Centro de Terapia Ocupacional Infantil (Diane Pharman)
- The SOSI-M and COP-R: Theory, Administration and Scoring - Sensory Integration Education (Erna I. Blanche, Gustavo Reinoso, Dominique Blanche Kiefer)
- Avaliação e raciocínio clínico na primeira infância, foco no brincar e Integração Sensorial - Paula Serrano.
- The SCERTS® Model, Assessment and Intervention - Emily Rubin and Amy Laurent.
- Integração Sensorial, Práxis e Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) – Formaterapia (Judith Abelenda).
- DIR® 101 – Introdução ao modelo DIR®/DIRFloortime® – Formaterapia (Judith Abelenda).
- Ideação e Práxis – 7Senses (Teresa May-Benson ScD, OTR/L).
- Terapia Ocupacional, Integração Sensorial no Autismo – 7Senses (Richard Furbush MS, OTR/L).
- Integração Sensorial na alimentação – 7Senses (Isabelle Beaudry).
- Observações em Integração Sensorial no contexto do brincar – 7Senses (Annie Baltazar Mori OTD/R/L).
- Síndrome de Deficiência Postural (SDP) – Master Science Lab (Orlando Alves da Silva, Prof. Dr./Maria Palma, Dra).
- Escala de avaliação das competências no Desenvolvimento Infantil II (Schedule of growing skills II) – Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP).
- Promoção de Competências Parentais para Crianças e Adolescentes com PHDA – Associação Nacional de Intervenção Precoce (ANIP).
- Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) – 5ª edição – Instituto CRIAP Implicações funcionais das competências visuomotoras – da avaliação à intervenção – Instituto do Desenvolvimento (ID).
- Dinâmicas de grupo na sala de aula – Instituto Português de Psicologia (InsPsic).
- HALLIWICK – Terapia neuropediatria – Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) (Johan Lambeck).
- Ai-Chi Clínico – Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) (Johan Lambeck).