Saltar para o conteúdo
Cláudia Cecília
  • Início
  • Quem somos
  • Especialidades
    • Integração Sensorial
    • Terapia ocupacional
    • Terapia da Fala
    • Psicologia
  • Equipa
    • Terapia Ocupacional
    • Terapia da Fala
    • Psicologia
    • Serviços Administrativos
  • Blog
  • Contactos
Cláudia Cecília
Cláudia Cecília
  • Início
  • Quem somos
  • Especialidades
    • Integração Sensorial
    • Terapia ocupacional
    • Terapia da Fala
    • Psicologia
  • Equipa
    • Terapia Ocupacional
    • Terapia da Fala
    • Psicologia
    • Serviços Administrativos
  • Blog
  • Contactos
Imagens-terapia-da-fala2

Dislexia e Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem

Share Google Bookmark
Imagens-terapia-da-fala2

Dislexia e Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem

Share Google Bookmark

As dificuldades de aprendizagem afetam milhões de crianças e adultos em todo o mundo, tendo um impacto significativo no seu desempenho escolar, no desenvolvimento social e emocional. 

Entre as condições mais comuns, a Dislexia e a Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) destacam-se como duas perturbações frequentemente confundidas devido às suas manifestações no domínio da leitura, escrita e comunicação. 

No entanto, estas condições têm características e causas distintas que exigem abordagens de avaliação, diagnóstico e intervenção específicas. 

Desta forma, é importante perceber as diferenças e semelhanças entre elas para fazer um diagnóstico diferencial precoce, permitindo intervenções mais adequadas e eficazes.

O que é a Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL)?

Sabemos que a Perturbação de Desenvolvimento da Linguagem (PDL) é de origem neurobiológica e de carácter permanente. 

Com isso, importa salientar que a PDL ocorre sem a presença de défice cognitivo, ou seja, as crianças afetadas apresentam um desenvolvimento cognitivo adequado, mas enfrentam dificuldades específicas na linguagem.

Características e sinais principais:

  • Discrepância entre a compreensão e expressão oral;
  • Vocabulário adequado, mas com dificuldade em aceder e aplicá-lo;
  • Hesitações e pausas no discurso;
  • Erros fonológicos atípicos;
  • Frases desorganizadas na escrita.

Subtipos de PDL:

  • PDL fonológica – a dificuldade é centrada no processamento fonológico;
  • PDL morfossintática – a dificuldade envolve alterações sintáticas e morfológicas;
  • PDL semântica – problemas relacionados com o léxico;
  • PDL pragmática – dificuldades pragmáticas.

É importante destacar que uma criança pode apresentar um subtipo específico de PDL ou uma combinação de dois ou mais subtipos, dependendo das dificuldades específicas que enfrenta. 

Estas alterações refletem-se tanto na leitura quanto na escrita:

  • Na leitura, a criança pode apresentar dificuldades na descodificação do conteúdo, o que leva a problemas na compreensão do que foi lido. 
  • Do mesmo modo, na escrita, podem surgir dificuldades na codificação (desde a segmentação da palavra em sílabas, da sílaba em fonemas e, finalmente, dos fonemas em grafemas), o que pode resultar em frases com alterações na coesão e coerência. 

Observa-se que a escrita é geralmente mais difícil do que a leitura para estas crianças. A PDL pode ser diagnosticada ainda no jardim de infância.

O que é a Dislexia?

A Dislexia é uma perturbação específica da aprendizagem, também de carácter neurobiológico e permanente, que ocorre sem a presença de défice cognitivo. 

As dificuldades associadas à dislexia resultam de um défice fonológico, que é inesperado quando comparado com outras capacidades cognitivas e condições educativas. 

Sendo assim, essas alterações podem refletir-se em dificuldades na fluência e compreensão leitora, na precisão da escrita, e numa maior dificuldade na leitura em relação à escrita. 

Sinais de dislexia infantil:

  • Dificuldade na descodificação de palavras;
  • Leitura lenta, silabada ou imprecisa;
  • Dificuldade na ortografia;
  • Problemas na consciência fonológica;
  • Desafios na fluência da leitura.

A dislexia pode ser diagnosticada a partir do 1º ciclo do ensino básico, mais concretamente no 2º ano de escolaridade, quando as dificuldades se tornam mais evidentes e persistem apesar da instrução adequada.

Portanto, o diagnóstico precoce da dislexia e a intervenção são fundamentais para ajudar a criança a desenvolver estratégias compensatórias e de apoio.

Quando é PDL e quando é Dislexia?

A Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) e a Dislexia são condições que afetam a linguagem e a aprendizagem, mas de formas diferentes. 

Mais provável ser PDL quando:

  • Há dificuldades marcadas na compreensão e expressão oral;
  • O vocabulário é desorganizado;
  • Existem erros fonológicos atípicos na fala;
  • As dificuldades começam antes da fase da leitura.
A PDL é uma condição neurobiológica que afeta a aquisição, compreensão e expressão da linguagem oral e escrita. 

Mais provável ser Dislexia quando:

  • As dificuldades centram-se na leitura e ortografia;
  • A compreensão e a linguagem oral são adequadas;
  • A leitura é lenta e com muitos erros, devido à dificuldade em associar letras aos sons correspondentes;
  • As dificuldades surgem ao iniciar a aprendizagem formal da leitura.

Por outro lado, a Dislexia é uma dificuldade específica de aprendizagem que afeta principalmente a leitura e a descodificação de palavras. 

LEIA O ARTIGO SOBRE ‘OS GESTOS E O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM’

Quando procurar ajuda especializada?

  • Se a criança apresenta dificuldades marcadas e persistentes na compreensão e/ou expressão oral, não acompanhando a evolução esperada.
  • Caso surjam erros fonológicos atípicos (ex.: omissões ou substituições não esperadas para a idade).
  • Perante dificuldades evidentes na leitura (descodificação lenta, imprecisa ou silabada) e na escrita (erros ortográficos persistentes, dificuldades na organização de frases).
  • Sempre que as dificuldades persistem, apesar da aplicação de estratégias pedagógicas diferenciadas.
  • Se o desempenho escolar, as relações sociais ou o bem-estar emocional da criança estiverem a ser afetados.

Quando deve ser feita a avaliação?

  • Educação pré-escolar – quando há sinais de alerta na linguagem oral;
  • Entre o final do 1.º ano e durante o 2.º ano – quando surgem dificuldades de leitura e escrita;
  • Sempre que pais ou professores notem sinais de alerta.

O papel do terapeuta da fala

Avalia detalhadamente as competências linguísticas (oral e escrita), incluindo a consciência fonológica, perceção auditiva, competências de leitura e escrita. 

Diagnostica a Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (PDL) e contribui para o diagnóstico de perturbação da aprendizagem específica (Dislexia), juntamente com psicólogos ou pediatras de desenvolvimento, numa abordagem multidisciplinar.

Conclusão

A avaliação e intervenção precoce são essenciais para promover o desenvolvimento saudável da linguagem oral, da leitura e da escrita. Quanto mais cedo forem identificados sinais de alerta, maior será a probabilidade de garantir um apoio eficaz e alinhado com as necessidades da criança.

A colaboração de uma equipa profissional permite uma compreensão integrada do desenvolvimento infantil, assegurando diagnósticos rigorosos e estratégias de intervenção adequadas em parceria com a família e a escola.

Investir atempadamente no apoio à linguagem infantil tem um impacto decisivo não só na comunicação, mas também no percurso académico e emocional da criança. Reconhecer os sinais e agir cedo faz toda a diferença.

LEIA O ARTIGO SOBRE ‘A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA’ 

Bibliografia

Alves, A. C., Fernandes, A. S., & Simões, A. (2010). Dislexia em Portugal: uma proposta de intervenção. Revista Psicologia, Educação e Cultura, 14(1), 79-99.

Associação Internacional de Dislexia. (2003). Definition of Dyslexia. Retrieved from https://dyslexiaida.org/definition-of-dyslexia/

Bishop, D. V. M. (2014). Ten questions about terminology for children with unexplained language problems. International Journal of Language & Communication Disorders, 49(4), 381-415.

Bishop, D. V. M., Snowling, M. J., Thompson, P. A., & Greenhalgh, T. (2017). CATALISE: A multinational and multidisciplinary Delphi consensus study. Identifying language impairments in children. PeerJ, 5, e3170.

Bishop, D. V. M., Snowling, M. J., Thompson, P. A., Greenhalgh, T., & CATALISE Consortium. (2008). Phase 2 of CATALISE: a multinational and multidisciplinary Delphi consensus study of problems with language development: Terminology. PeerJ Preprints, 6, e2484v1.

DSM-5. (2013). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (5ª ed.). American Psychiatric Association.

Ferreira, M. J. (2012). Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem. Revista Portuguesa de Terapia da Fala, 2(1), 15-22.

Lousada, M., Jesus, L. M. T., & Hall, A. (2014). Perturbação Específica do Desenvolvimento da Linguagem: propostas para a prática clínica em Terapia da Fala. Revista Portuguesa de Terapia da Fala, 4(1), 7-19.

Navarrete, E., Martínez, A., & Varela, F. (2004). Perturbação específica da linguagem: considerações clínicas e propostas de intervenção. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 12(1), 119-136.

Ribeiro, I. (2011). Dislexia: Causas, diagnóstico e intervenção. Revista Portuguesa de Pedagogia, 45(2), 165-182.

Royal College of Speech and Language Therapists. (2017). Supporting children with speech, language and communication needs. London: RCSLT.

Smolak, E., Lonigan, C. J., & Phillips, B. M. (2020). Relations among oral language, phonological awareness, and reading: An analysis of the Simple View of Reading. Reading and Writing, 33(2), 447-472.

SPTF – Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala. (2018). Dicionário Terminológico de Terapia da Fala. Lisboa: SPTF.Veloso, A. (2003). Perturbação Específica da Linguagem: diagnóstico diferencial com dificuldades de aprendizagem específicas. Revista Psicologia Educação e Cultura, 7(2), 261-270.

Veloso, A. (2003). Perturbação Específica da Linguagem: diagnóstico diferencial com dificuldades de aprendizagem específicas. Revista Psicologia Educação e Cultura, 7(2), 261-270.

Share Google Bookmark

Cláudia Cecília

Terapeuta ocupacional

Ver todos os artigos
Artigos relacionados
  • Saude-mental-dos-adolescentes
    7   minutos leitura Comportamentos Autolesivos em Adolescentes: O Papel da…
  • Apraxia da Fala na Infância
    5   minutos leitura Apraxia da Fala na Infância
  • Hábitos orais
    6   minutos leitura HÁBITOS ORAIS NA INFÂNCIA: da presença à…

Cláudia Cecília

Unidade de Saúde Pediátrica de Avaliação e Intervenção, na população infantil e juvenil, nas valências de Terapia Ocupacional e Integração Sensorial, Terapia da Fala e Psicologia.

Facebook Instagram Linkedin
  • Início
  • Quem somos
  • Equipa
  • Contactos
  • Início
  • Quem somos
  • Equipa
  • Contactos
  • Integração Sensorial
  • Terapia ocupacional
  • Terapia da Fala
  • Psicologia
  • Integração Sensorial
  • Terapia ocupacional
  • Terapia da Fala
  • Psicologia

Subscreva a newsletter

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

© Todos os direitos reservados | Termos e Políticas

Passionately made by MINERVA

  • Início
  • Quem somos
  • Especialidades
    • Integração Sensorial
    • Terapia ocupacional
    • Terapia da Fala
    • Psicologia
  • Equipa
    • Terapia Ocupacional
    • Terapia da Fala
    • Psicologia
    • Serviços Administrativos
  • Blog
  • Contactos

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web. Ao continuar a navegar consideramos que aceita o seu uso. .

Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.